Conteúdo Mundo API

“O impacto das APIs está vindo com tudo”, saiba mais em entrevista com CEO da Pluga

Hoje, tempo é mais valioso do que nunca e justamente por isso muitas empresas, especialmente startups, não se podem dar ao luxo de ignorar a necessidade de ferramentas que otimizem tarefas. Neste cenário, a Pluga definitivamente desperta a atenção de empreendedores, sendo inclusive considerada uma das 100 startups brasileiras mais atraentes para o mercado.

A Pluga com seu serviço de integração auxilia na automatização de fluxo de trabalho de empresas de diversos tamanhos, permitindo de forma simples e eficiente que empreendedores e outros funcionários possam focar seu trabalho no negócio em si e não em serviços operacionais cansativos e retardatários, como emissão de Nota Fiscal Eletrônica, conciliação bancária, consolidação de pagamentos etc. Contando com mais de 50 opções de integrações, a Pluga faz das APIs o seu negócio.

Confira abaixo entrevista com o CEO da Pluga, Marcus Ribeiro, e saiba como as APIs estão no centro da transformação digital impactando diversos segmentos (inclusive fintech) e descubra o segredo de seu sucesso:

Mundo API: A Pluga tem mostrado um crescimento interessante nos últimos meses. Qual o segredo do sucesso da Pluga e quais dicas você daria para quem quer empreender hoje?

Marcus Ribeiro: O segredo é planejamento somado a uma equipe incrível para executar as tarefas. Quando se tem uma equipe incrível, você evita o micro gerenciamento e dá mais autonomia para as pessoas inovarem, pensarem fora da caixa.

Cada pessoa da equipe sabe as principais KPIs (Key Performance Indicators) e o que queremos entregar até o final do ano. Temos reuniões diárias de no máximo 10 minutos para alinhamento de tarefas e uma reunião semanal sobre os principais desafios. A dica é:

  1. Tenha uma pessoa muito boa em cada área da sua equipe​. Ou seja, se você tem uma empresa de tecnologia o mínimo é ter alguém dedicado em programação e alguém dedicado em experiência do usuário/interface. Isso assumindo que você é de business.
  2. Se você for o CEO: Garanta que todas as pessoas estejam na mesma página, sabendo as principais métricas e objetivos.
  3. Dê autonomia para essas pessoas​. Não tente ser “o cara mais inteligente da sala”.
  4. Tenha interesse genuíno na dor do cliente. Marque reuniões, mande e-mail, marque Skype, conheça o escritório deles.

Marcus, CEO da Pluga, apresentando na EmTech Brasil

Marcus Ribeiro, CEO da Pluga, durante apresentação do EmTech Brasil, principal conferência sobre tecnologias emergentes

Mundo API: A Pluga depende de APIs. Como você visualiza a relevância do uso das APIs para empresas de diversos setores hoje?

MR: As web APIs tem aumentado muito sua importância desde o seu surgimento em 2010. Hoje é possível fazer quase tudo usando apenas APIs, desde coisas simples como abrir a porta de casa quando seu celular identifica que você chegou até automatizar processos mais complexos do dia-a-dia de uma empresa.

Alguns setores já vivem mais intensamente a influência das APIs por serem mais simples de padronizar globalmente. Outros têm desafios mais particulares e são mais difíceis de padronizar, como o mercado de fintech que ficam mais dependentes de questões como legislação, regulamentações e exigências de cada país.

Mundo API: E o que já pode ser aproveitado das APIs no segmento fintech hoje?

MR: Especialmente no Brasil existe muito desperdício de tempo e dinheiro pela falta de automatização nos processos das empresas de fintech.

Muitas ferramentas web ainda não conversam entre si, o que leva o empreendedor a altos custos e perda de tempo realizando o trabalho manual ou desenvolvendo ele mesmo uma solução de integração entre essas ferramentas. Com as APIs podemos criar uma revolução na forma como essas ferramentas são utilizadas pelas empresas, permitindo que processos hoje complexos e manuais tornem-se bem mais simples.

Acredito que a maior parte dos empreendedores já tenham tido, por exemplo, a necessidade de emitir uma nota fiscal eletrônica. É um trabalho extremamente manual e, muitas vezes estressante. Mas imagine se: após a aprovação de um pagamento no seu site, a Nota Fiscal Eletrônica fosse gerada automaticamente? Estamos falando de uma economia real de tempo e dinheiro para uma empresa poder focar no que realmente importa: o seu negócio.

Mundo API: A Pluga lida diretamente com empresas que têm APIs. Como você visualiza o cenário nacional em termos de adoção de estratégias de APIs?

MR: O impacto das APIs demorou um pouco para ser sentido no Brasil, mas agora está vindo com tudo.

Muitas empresas que antes nem imaginavam que precisariam de uma estão se surpreendendo com novos modelos e oportunidades de negócios que tem sido criados. A magia das APIs está em permitir que pessoas inventem coisas que antes não tinham sido imaginadas nem pelos empreendedores da ferramenta web.

As empresas no Brasil possuem um enorme potencial de negócios, caso elas “abram as portas” de suas plataformas para o mundo através de uma API

Mundo API: Por que atualmente fala-se muito em negócios digitais e como as APIs atuam no processo de transformação digital?

MR: Já faz alguns anos que os negócios têm migrado cada vez mais para o digital. Ferramentas web, aplicativos mobile e sistemas nas nuvens são apenas alguns exemplos comuns. Outros ainda vem surgindo mais timidamente, como a Internet das coisas (IoT), mas logo também estarão no vocabulário de todos.

Mas para que todas essas ferramentas, aplicativos, sistemas ou coisas possam existir, elas precisam conversar uma com as outras. E este é o papel das APIs: permitir que todas essas coisas conversem, troquem informações, notifiquem umas às outras. É a língua comum falada por todas essas aplicações.

Mundo API: Soubemos que a trajetória da Pluga foi impulsionada por 300 litros de café e 20 bolos. Qual tipo de bolo é o favorito da equipe da Pluga?

MR: Isso é um ponto de muita discussão na Pluga! Acredita que o Yan Cantuaria, nosso CMO, não gosta de calda no bolo? Isso limita muito as nossas ideias! Mas, se fosse apostar, seria bolo de cenoura com chocolate. =)

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *