Mundo API

6 itens para prestar atenção na hora de decidir qual API usar

Com a infinidade de APIs disponíveis hoje na web, é importante analisar diversos aspectos antes de escolher qual utilizar na sua próxima empreitada. Abaixo você confere 6 dicas para fazer uma ótima escolha:

Clareza sobre as licenças:

Restrições de licença podem afetar as vendas e a distribuição de seu produto, mas podem ir muito além disso. Um dos requerimentos de APIs open source licenciadas em GNU/GPL (General Public License) é que você precisa lançar o código fonte de qualquer programa que a use, o que significa que você precisará publicar sua propriedade intelectual. Empresas procurando proteger suas propriedades intelectuais devem optar pela GNU/LGPL (Lesser General Public License) por não fazer esse tipo de demanda. Falando genericamente, evite qualquer API que não inclua informações de licença.

Taxas de manutenção elevadas ou não divulgadas:

Taxas progressivas de assinatura não se aplicam somente a serviços baseados em cloud. Nem sempre comprar software implica em uma taxa única e até mesmo a compra de APIs pode demandar custos anuais de acordo com a duração de uso. Você também pode ser convidado a pagar uma taxa para cada cópia distribuída, assim como pagar por correções de bugs ou por mudanças de design que solicitar ao fornecedor. Isso tudo aumenta o custo de manutenção e operação do seu software, então verifique esses detalhes com antecedência.

Documentação:

Vários desenvolvedores já tiveram experiências ruins com APIs mal documentadas. Enquanto houver formas de superar as complexidades de implementação não documentada – normalmente por meio de experimentações ou inspeções minuciosas no código fonte para determinar o uso correto, o que custa tempo e esforço que poderiam ser melhor aproveitados em outras tarefas. Selecione uma API com documentação de qualidade.

Acesso ao código fonte:

A partir do momento em que você não precisa ler o código fonte para entender como a API funciona, já que você escolheu uma com documentação detalhada, há vezes em que o acesso ao código fonte é vital para compreender e ajustar problemas críticos. Alguns fornecedores podem negar o acesso a você, o que não deve ser um problema com fornecedores grandes de confiança que oferecem acordos adequados de suporte. A falta de acesso ao código fonte se torna um problema quando há o risco de a empresa sair do negócio e deixar questões em aberto sem uma maneira de resolver

Equipe dedicada a suporte:

Quando se trata de softwares open source mantidos por uma pequena equipe de voluntários, é possível que haja frequentemente um delay extenso para solucionar um problema. Você pode ser deixado sozinho para resolver o bug por conta própria, custando seu tempo e esforço. Antes de selecionar uma API, cheque também o histórico de resolução de bugs e a frequência de suporte oferecida.

Adaptado de ProgrammableWeb