A grande “onda” atual são as APIs.
Algumas empresas já visualizaram esse momento anos atrás e, hoje, vem surfando, com isso, alavancando negócios, aumentando o volume de transações, ampliando canais de distribuição, ou seja, navegando por mares nunca antes navegados e tendo sucesso! Mas, será que hoje os departamentos das empresas que ainda não adotaram APIs possuem essa visão de horizonte, de transformação, tais como a TI, Marketing e Inovação? Algumas sim, muitas outras não! Assim se faz a diferença e se ganha mercado.
Empresas como Google, Amazon, Twitter, Sears, Netflix, Alcatel-Lucent e muitas outras já utilizam APIs para transformar os seus negócios, ampliá-los através de fronteiras nunca antes imaginadas. Um bom exemplo, são os vídeos da Netflix, que podem ser assistidos em mais de 1.000 diferentes tipos de equipamentos. E, o melhor, a imensa maioria de aplicações que utilizam a Netflix foram criadas através de investimentos de parceiros, tais como Sony (produto Playstation), Microsoft (XBox), Samsung (Celulares, TVs), entre muitos outros.
Um reflexo deste movimento também pode ser visto através do site Programmable Web, onde é possível ver a “ponta do iceberg”, pois este hospeda APIs públicas, sendo que a maior quantidade de APIs utilizadas são privadas e voltadas para atender as parcerias corporativas.
Nesse ano a Programmable Web alcançou o mile-stone de mais de 9.000 APIs públicas. Definitivamente um marco! E o crescimento é vertiginoso!
Bom, mas e agora, como você está pensando em surfar essa onda gigante e sair na frente?
Aloha.