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Como as APIs estão fomentando o mercado moderno de marketing de afiliados

Será que as APIs atingiram o seu potencial em programas de Marketing de Afiliados? Assim como a economia de APIs continua em sua jornada, nós veremos ainda mais aplicações para as APIs na indústria de marketing de afiliados. Enquanto isso, esse artigo demonstra como as APIs atendem os programas de marketing de afiliados hoje.

O marketing de afiliados é comprovadamente um canal de rendimentos para os sites de conteúdo que possuem um bom tráfego de visitantes. Para blogueiros e editores de conteúdo, os programas de afiliados funcionam bem quando se pode automatizar a apresentação de produtos ou serviços no contexto de um conteúdo relevante. Por exemplo, se um revendedor de instrumentos musicais puder oferecer anúncios interessantes e adequados no contexto de um blog sobre guitarras, e, se esse anúncio for atraente o suficiente para naquele momento o leitor “clicar” e visitar o site da loja para fazer uma compra, então o anunciante fez o seu trabalho e ganhou sua comissão. Mas, para o anunciante, o fim da linha chega quando o conteúdo se torna ultrapassado ou os links ficam quebrados.

Antes das APIs, os anunciantes iriam armazenar uma vasta coleção de imagens e textos de conteúdo da loja ou da rede de afiliados representando a loja. Esse conteúdo poderia ser de grande qualidade, rapidamente poderia se tornar obsoleto ou conter links desatualizados. Uma abordagem para contornar esse problema fazia com que o editor de conteúdo trocasse a seção, ou banner, de anúncios estáticos em seu site por um trecho de código (por exemplo, dentro de um <iframe>) que ofertasse os anúncios. Apesar de possível, a abordagem com o trecho de código não facilitou para que o anunciante conseguisse entregar conteúdo realmente dinâmico e relevante no site.

Com o uso as APIs, os anúncios possuem essas vantagens:

☆ Dados que são atualizados, precisos e apresentam a melhor oferta do lojista em tempo real;

☆Links pré-formatados e pré-carregados com o ID do afiliado, garantindo que ele receba os créditos para redirecionar compradores à loja;

☆ Dados de resposta em formatos convencionais como XML ou JSON, para que o afiliado possa integrar o conteúdo como preferir.

APIs estão disponíveis tanto com as redes de afiliados como também diretamente junto a alguns lojistas.
Claro, o uso de uma API com um programa de afiliados, traz ao editor de conteúdo uma parte do trabalho. O editor tem as tarefas de se registrar junto ao programa da API, obtendo as credenciais de segurança e o código para utilizar a API; uma habilidade que nem todos os editores possuem. Por isso, existem muitos beneficiários na indústria de APIs que querem direcionar a evolução da API para implementações que não precisem de desenvolvedores e o mercado de afiliados será um candidato primordial para esse tipo de progresso.

As APIs mostram grande potencial nesse mercado de marketing de afiliados porque elas proveem em tempo real a facilidade de utilizar um canal para os lojistas fornecerem informações aos anunciantes, e em alguns casos, as APIs também oferecem a flexibilidade em permitir que o anunciante crie e utilize um carrinho de compras e até efetue um pagamento sem precisar sequer redirecionar o leitor ao site do lojista.

Adaptado de: ProgrammableWeb.

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