Existem duas tendências divergentes ocorrendo no desenvolvimento mobile agora. A mais comum é a abordagem mobile first, na qual a prioridade de planejamento para desenvolvimento de projetos web parte de dispositivos móveis.
A outra tendência é a abordagem API First, na qual a construção subjacente – ou seja, a camada de APIs – é construída primeiro. Essa estratégia permite que sites e aplicativos em várias plataformas sejam construídos em cima das mesmas condições básicas. Se o seu público-alvo for exclusivamente usuários do iOS, talvez uma estratégia de mobile-first funcione para você. No entanto, a desvantagem é que isso dificulta o rápido desenvolvimento para futuras audiências, incluindo Windows, Android e um aplicativo da web para seus usuários não móveis.
A solução de API First permite que os desenvolvedores de aplicativos alcancem rapidamente assinantes em muitos dispositivos diferentes. Com esta estratégia, você pode criar, implantar e gerenciar todo o ciclo de vida do dispositivo mobile a partir de uma fonte usando um API Backend as a Service (BaaS). Talvez o mais importante é visualizar que o BaaS permite que você economize tempo e dinheiro ao escalar seu negócio rapidamente. E, de acordo com a Markets and Markets empresa de pesquisa de mercado, BaaS será um mercado $ 7,7 bilhões até 2017, por isso vemos BaaS como uma aposta segura.
Abaixo você confere algumas maneiras que seu negócio pode se beneficiar da estratégia API First:
APIs como fonte de receita adicional: Um restaurante divulga seu menu diário e disponibilidade para reservas via API. Um desenvolvedor terceiro como Yelp ou TheFork gostaria de acessar essa informação. O restaurante pode escolher deixar a API gratuita por motivos de branding, cobrar cada vez que a informação for requisitada ou simplesmente criar uma cobrança mensal.
APIs aumentam o awareness da marca: O TripAdvisor usa Mulesoft para expor sua API que tornar disponíveis fotos, reviews e classificações, assim como a Hotel Availability Check API. Fora do site do TripAdvisor, aqueles olhos de coruja hipnóticos deixam centenas de milhares de impressões da marca diariamente.
APIs aceleram inovação aberta: O rastreador fitness Fitbit abriu sua API em 2011 para permitir desenvolvedores terceiros criarem apps fitness baseados em seus dados de saúde. Mais de 20 apps foram criados nos primeiros dois anos, fazendo com que a Fitbit economizasse 1 milhão de dólares em P&D.
APIs elevam a eficiência: Uma abordagem de design API First ajuda muito a estruturar internamente seu sistema e arquitetura de TI, além de auxiliá-lo em melhorias na manutenção da sua arquitetura. Isso também é conhecido como “comer a comida do seu próprio cachorro” – você maximiza a eficiência e continua melhorando sua API internamente.
Adaptado de Nordic APIs