Mundo API

Google: Como melhorar a experiência de APIs

É sempre muito positivo quando provedores de APIs dos quais dependemos tornam suas APIs ainda mais fáceis de serem usadas. Também é interessante quando compartilham a história por detrás dos procedimentos empregados nessas atualizações, já que acabam se tornando exemplos para outros provedores que passam a considerar as melhorias em suas próprias operações. Saldo positivo para todos os envolvidos no ecossistema de APIs!

Nesta linha, o Google compartilhou recentemente algumas melhorias que realizou a fim de melhorar a nossa experiência com APIs. Aqui vão algumas lições aprendidas:

Aqui você consegue ver mais detalhes sobre essas atualizações.

Nós que gastamos um bom tempo com APIs, sabemos que esses aspectos representam áreas de atrito que desenvolvedores experimentam com frequência. Por isso é bem legal ver o Google não somente tratando delas como partilhando a história com a comunidade, de forma a nos lembrar de como podemos lapidar as nossas próprias operações.

Essas perspectivas representam o que podemos chamar de dois pontos dolorosos quando começamos a usar APIs. O dashboard reflete a principal dificuldade quando começamos a funcionar: em que ponto estamos com o nosso consumo de API, dentro dos limites oferecidos pela plataforma? Se você usa uma plataforma de gerenciamento de um provedor de APIs moderno, então provavelmente você já tem um dashboard à disposição. Entretanto, para provedores de API cujas soluções são feitas à mão, isso continua sendo um grande problema na área.

Enquanto algumas experiências históricas das APIs do Google já nos deixaram a desejar (Google Translate, Google +, Web Search etc), eles têm mais de 100 APIs públicas. Sua abordagem de padronização é repleta de boas práticas e exemplos positivos que podemos seguir. Por isso, vamos continuar de olho no que mais podem compartilhar conosco 😉

Fonte: DZone