A Inmetrics, empresa voltada para serviços de eficiência em TI, promoveu seu primeiro hackathon em parceria com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) entre os dias 28 e 29. Abastecidos por açaí, batata chips e energético, os participantes do hackathon deram um show de inovação no Campus Aclimação da FIAP. As equipes formadas por três alunos da FIAP e dois colaboradores Inmetrics acompanhados por um mentor desenvolveram em apenas 48 horas projetos voltados para a transformação de dados em resultados seguindo três categorias: coleta abrangente de dados, análise visual e análise preditiva e tomada de decisões.
Pensando em disponibilizar as melhores condições possíveis para os participantes, os organizadores do hackathon promoveram no dia 14 sete workshops preparatórios. Neles, os alunos da FIAP e os colaboradores da Inmetrics puderam alinhar temas como Big Data, MVP, business model canvas, inteligência artificial e lições sobre empreendedorismo e inovação.
As equipes tiveram 5 minutos para apresentar seus projetos em um pitch. Dentre as ideias, havia soluções para democratizar big data e auxiliar na tomada de decisões, análise preditiva para setores de RH, ferramentas para monitoramento inteligente de rede elétrica e inclusive a criação da IS API (Insights as a Service API) para acesso de banco de dados, auxiliando aumento de rendimento para clientes da solução.
Em terceiro lugar ficou a equipe Big Innovation, cujo projeto consistia em um sensor de temperatura de ambientes, sistemas e máquinas baseado em Internet of Things e linguagem Lua. A baixo custo, a solução permitia por conta da estrutura cloud o acompanhamento em tempo real pelo cliente, possibilitando que contêineres e caminhões com alimentos, por exemplo, tivessem sua temperatura regulada constantemente.
O segundo colocado foi a equipe Classe A com um ranking de lugares e empresas melhor classificadas na internet, resultando em um top 5 baseado nos gostos pessoais de cada usuário. Utilizando as APIs do Google e do Facebook, a ferramenta baseia-se nos interesses pessoais e localização de cada usuário e em um algoritmo em tempo real, apresenta resposta rápida e eficiente, já que é online e não possui banco de dado.
Ambas equipes foram premiadas com um vale experiência, que poderá ser trocado por um passeio de balão, salto de paraquedas, rafting ou canoagem.
Já a equipe campeã do hackathon, R2D2, desenvolveu um sistema de análise de mídias sociais no qual é possível identificar os sentimentos contidos nas publicações dos usuários. Com isso, a solução R2D2 Analysis pode avaliar o impacto dos posts nos negócios, possibilitando que empresas entrem em contato com clientes frustrados de forma mais ágil e íntima, além de gerar dados tanto positivos quanto negativos sobre a percepção dos clientes de determinada empresa.
“Guardem disso aqui a lição da persistência”, diz o CEO da Inmetrics, Pablo Cavalcanti, agradecendo aos participantes e avisando que quando se trata de empreendedorismo, a maior satisfação de construir e levar a diante as ideias é maior que a de ganhar.
Confira abaixo o vídeo do evento: