Post da comunidade do Mundo API
Como o tema das APIs é muito extenso, é sempre bom retomar os conceitos básicos para usufruí-las da melhor forma possível, principalmente para quem é novo na jornada backend. Com analogias interessantes, fica ainda mais fácil compreender o que uma API faz afinal.
No mercado
As APIs vem sendo adotadas estrategicamente e usadas por empresas que atuam em diversos segmentos, desde startups até multinacionais. O grande motivo pelo qual o uso de APIs é altamente desejável é por conta de sua capacidade de integrar funcionalidades e prover agilidade aos sistemas.
Com uma API, você pode com certeza encurtar e até mesmo gerenciar o tempo de solicitação e respostas para um determinado serviço em seu servidor, acrescentar compra embarcada para seu e-commerce e gerenciar solicitações do seu aplicativo mobile, entre outras 1001 funcionalidades e utilidades.
Mas o que são API, afinal?
API é o acrônimo de Application Programming Interface, basicamente, trata-se de um conjunto de rotinas que processa respostas seguindo padrões estabelecidos por um software ou web service.
Um bom exemplo do nosso cotidiano sobre API seria compará-la com um garçom!
Vamos usar como exemplo um Web Service.
Quando você entrar no Restaurante (Host), na verdade você está acessando um local para ser atendido com um determinado serviço. No caso, a sua expectativa de serviço é acabar com a sua fome em um restaurante. Mas no mundo das APIs, poderia estar querendo comprar um ingresso em um e-commerce online de ingressos, por exemplo.
Ao entrar no restaurante, o consumidor (site ou mobile), após conferir o cardápio e decidir o que vai querer comer, vai efetuar seu pedido para o Garçom (API). Em seguida, o Garçom vai até a cozinha (servidor) solicitar o pedido do Consumidor. Dependendo do gerenciamento da comunicação do pedido, estrutura da Cozinha, agilidade dos Cozinheiros, o tempo para obter a Entrega do Pedido, no caso o Prato (Resposta) será rápido.
Também podemos adotar o cliente Delivery (Embarcado), no qual também poderá consumir os dados da nossa Cozinha através da mesma API.
Desta forma, as APIs têm um papel fundamental no processo de uma boa refeição, sendo essenciais para a satisfação do cliente!
Abaixo você pode conferir um vídeo da Mulesoft que também utiliza essa analogia com o garçom para o conceito ficar ainda mais claro:
Acompanhe mais textos do Velrino no Medium 😉