Mundo API

Pesquisa revela que bancos pretendem usar APIs em até 12 meses, saiba mais

O Bank Innovation – portal que rastreia as tendências tecnológicas no setor bancário – divulgou os resultados de pesquisa realizada este ano em parceria com o Open Bank Project sobre a urgência que os bancos dão ao uso de APIs. Os resultados são surpreendentes.

Ressaltamos nessa matéria as vantagens de bancos usarem APIs, citando como exemplo a Open Bank Project API. Com ela, os bancos reduzem custos e disponibilizam para seus clientes um serviço personalizado, a sociedade se beneficia com a diminuição de corrupção a partir da proposta de abertura de dados e os desenvolvedores ganham espaço para gerar inovação.

A pesquisa foi realizada no período de um mês e obteve 133 respostas de bancos varejistas e corporativos, processadores de pagamentos e outras instituições financeiras. O alcance foi mundial, então os resultados da pesquisa traça um panorama globalizado sobre o uso de APIs em bancos.

Dentre os que participaram da pesquisa, em média 38% diz que pretende lançar APIs nos próximos 12 meses, enquanto que 26% já faz uso delas. Apenas 18% respondeu que não visualiza o uso de APIs neste prazo.

Com relação aos benefícios esperados, a pesquisa indicou que as maiores expectativas por parte dos bancos é de prototipagem rápida, melhorar a experiência de seus clientes e a reputação de inovadores que podem possuir. Também esperam obter com as APIs uma nova forma de receita, melhor controle e monitoramento de dados e segurança.

Entretanto, a pesquisa apontou que a preocupação que impede o maior uso de APIs nos bancos está vinculada a cultura corporativa burocrática, questões de privacidade de dados e a falta de um know how. Os menores impedimentos são orçamento, aparato técnico e regulação legal.

Mas há esperança: os dados apontam que aceleraria o uso de APIs se houvesse mais histórias de sucesso, educação sobre o assunto e pressão da concorrência. Hackathons – que são maratonas de programação – também foi citado como um dos fatores que incentivaria o uso de APIs em instituições financeiras.

Logo, a partir desses dados, é notável que as APIs, mais cedo ou mais tarde, serão incorporadas pelas instituições financeiras, trazendo modernização. Segundo a nota lançada no Bank Innovation, o co-fundador da Plaid, Zach Perret, disse que os bancos ainda não fazem muito uso de APIs abertas, mas futuramente irão, já que seus próprios clientes exigirão isso.