Conteúdo Mundo API

Confira entrevista com fundador da Zamzar

O poder e versatilidade das APIs se estendem aos mais diversos segmentos e serviços. Recentemente, lançamos uma matéria  sobre a atuação da Zamzar API para conversão de arquivos em centenas de formatos.
Em entrevista exclusiva para o Mundo API, Chris Whyley – co-fundador da Zamzar – debate como a API de conversão de arquivos funciona, de quais maneiras garantem a segurança de sua API e porque hackathons e APIs são importantes para a comunidade de desenvolvedores e empresas que oferecem os mais variados serviços.

223(2)Mundo API: A origem do nome da empresa está vinculada ao personagem Gregor Samsa de “A Metamorfose”. Como o serviço oferecido pela Zamzar se relaciona à obra kafkaniana?

Chris Whyley: No enredo, Kafka descreve a extraordinária história de um jovem transformado enquanto dorme em um inseto gigante. O nome dele – Gregor Samsa – foi usado como base para o nome de nossa empresa por conta de sua poderosa associação com mudança e transformação. Zamzar oferece a habilidade de converter centenas de arquivos em diversos formatos.

Mundo API: Por que a equipe da Zamzar decidiu investir em um serviço baseado completamente em APIs?

CW: Zamzar oferece um app para web e uma API para permitir a conversão de arquivos. Acreditamos que a API é uma extensão natural da aplicação web, permitindo uma integração mais profunda de serviços de conversão de arquivos em aplicações e websites. A API oferece a habilidade de processar mais de mil conversões usando uma única interface comum e com isso elimina a frustração de ter que converter arquivos dentro de sua própria aplicação.

Mundo API: Atualmente a Zamzar API tem alcance global e conquistou usuários na Antártida inclusive. Como isso foi possível?

CW: A aplicação web da Zamzar foi lançada em 2006 e desde então constantemente temos construído uma base de clientes em todo o globo. Muitos desses clientes já estão usando a API também para processar as conversões de arquivos.

Mundo API: Como a segurança da Zamzar API é garantida?

CW: Todo o nosso hardware é executado em de classe mundial, os centros de dados altamente seguros utilizam sistemas de vigilância eletrônica de estado-da-arte e de controle de acesso multi-fator. Todo o tráfego de e para os nossos servidores é protegido por segurança de nível de transporte usando 128 bit SSL para criptografar os dados enviados entre seus sistemas e nosso. Você também pode usar sua página de gerenciamento de conta para administrar múltiplas chaves de API e desativar temporariamente ou permanentemente revogar todas as chaves que são mal utilizado ou abusado.

Mundo API: Há previsão de lançamento para um SDK completo?

CW: Nós atualmente oferecemos amostras de códigos compreensíveis em 7 linguagens (incluindo Java, C#, Python, Ruby, PHP e Node.js) aqui. Esperamos oferecer um SDK completo na maioria das linguagens nos próximos meses.

Mundo API: Você acredita que hoje é essencial que todas as empresas tenham uma API? Por quê?

CW: APIs atualmente são extremamente populares entre a comunidade de desenvolvedores como uma forma simples de prover serviços em um formato comum e de fácil entendimento para os clientes. Elas podem ser uma ferramenta poderosa por permitirem companias a abrirem seus produtos para novos mercados e permitirem desenvolvedores construírem rapidamente diferentes serviços sem terem que reinventar a roda.

Mundo API: A Zamzar costuma participar de hackathons?

CW: Nós gostamos de participar de hackathons e recentemente patrocinamos o evento Hacksoton na costa sul da Inglaterra. Nós encorajamos todos os desenvolvedores a se envolverem com hackathons, pois são uma forma excelente de conhecer outros desenvolvedores locais e fazer contato com novas e excitantes tecnologias.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *