Mundo API

2016 será o despertar das APIs

Se o termo API não estiver na boca da população em geral, com certeza estará entre os bons profissionais de Marketing e TI em 2016. Sem dúvidas, 2015 foi marcado por grande movimentação no campo das APIs no Brasil e o próximo ano promete consolidar não somente a importância de seu uso para estratégias de marketing como sua necessidade para colocar a transformação digital nos trilhos de empresas grandes e pequenas.

TI bimodal e parcerias 

Hoje fala-se muito em TI bimodal – que nada mais é do que o alinhamento entre setores de tecnologia operacional com os de inovação – e por isso as empresas não podem ignorar que precisam adotar estratégias de APIs. Afinal, possuir uma boa estratégia em APIs significa abrir possibilidades de integração tanto internamente quanto externamente, possibilitando atingir objetivos de TI bimodal e muito mais. Quanto mais integrações, maiores as possibilidades de parcerias e inovação. Só vantagens, não é mesmo?

Ubiquidade? Como assim

Ubiquidade é uma boa palavra para falarmos sobre o potencial das APIs previsto para 2016. Isso significa que as APIs estão prestes a se tornar onipresentes em nosso cotidiano de seres humanos comuns. Hoje, levando o modo de vida com o qual estamos habituados, é praticamente impossível ficar um dia sem entrar em contato com alguma API. Elas estão presentes em redes sociais, ecommerces, instituições financeiras, meios de comunicação, entretenimento, TUDO!

Adaptação e inovação 

Quando paramos para analisar o movimento em torno de APIs, fica claro o quão disruptiva é essa tecnologia. Disruption foi um dos termos mais utilizados em 2015 para falar sobre aquilo que traz vantagem tecnológica ou vantagem para modelo de negócios. As APIs encaixam-se perfeitamente neste cenário quando pensamos no impacto que Netflix trouxe para locadoras e Airbnb para o setor de hotelaria, por exemplo. Ambos não seriam capazes de mudar o comportamento social nem estratégias de negócios se não usassem APIs incríveis.  Chega a ser revolucionário! Mesmo quando pensamos sobre outras gigantes presentes em nosso cotidiano como AmazonSalesforce, Google e Facebook (só para citar alguns rápidos exemplos, a lista é gigante!), fica evidente como o potencial de transformação das APIs já impacta nosso modo de vida e dita os moldes de como nossa sociedade será. Então para o próximo ano podemos esperar ver cada vez com mais clareza o surgimento e a consolidação de disruptive businesses graças às APIs.

Economia do compartilhamento 

É impossível hoje separar o avanço tecnológico de tendências sociais e economia. Com o modelo capitalista de consumo que vivemos em mudança, verificamos hoje um movimento de mentalidade em direção ao compartilhamento. Isso significa que para o ser humano ocidental ter acesso a algo se tornou mais importante do que possuir algo. Justamente por isso que empresas como Netflix e Spotify são tão populares hoje. Isso quer dizer que seja por sustentabilidade, praticidade ou necessidade, as empresas precisam adotar posturas que levem à economia do compartilhamento que cada vez mais é valorizada pela população em geral. E mais uma vez as APIs se mostram essenciais nesse processo, já que permitem integrações com diversos serviços e a criação de novos produtos a partir desta fusão menos materialista e mais engajada em colaborações e produtos compostos .

APIs são o caminho para o futuro 

Em 2015, Mundo API participou de eventos de tecnologia voltados para diversos setores da economia. No Hospital Innovation Show praticamente todas as soluções apresentadas dependiam de APIs para funcionar, como é o caso dos wearables, por exemplo. E o Gartner não nos deixa mentir: das 10 tendências apresentadas para 2016, a maioria é baseada em APIs. Quer uma prova disso? Bem, por detrás das maravilhas de Internet of Things, há integrações fomentadas por APIs. São elas também que comandam malha de dispositivos, arquitetura de segurança adaptativa e aplicativos de rede e arquitetura de serviço e muito mais. Com isso tudo, queremos dizer que às vezes você pode não enxergar as APIs, mas elas é que são as responsáveis por coisas incríveis que te fascinam e que mudam a sua vida.

Resumindo a história: 2015 foi só o aquecimento para o ano incrível que será 2016 para as APIs e, claro, para aqueles que já estão engajados em adotar estratégias de APIs 😉

Que a Força esteja com todos vocês!