Não é raro vermos certa relutância em vários negócios com relação a abrir dados via APIs com parceiros externos e desenvolvedores terceiros. Uma forma de começar a avaliar os benefícios de uma estratégia de APIs para os negócios é começar usando APIs internamente. APIs privadas podem levar a um time-to-market mais rápido para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, abrir novos canais de mercado e garantir que processos organizacionais não criem gargalos no fluxo de negócios.
1. Dê o primeiro passo rumo à convergência digital
As APIs chegaram para ficar. Sua capacidade integradora revoluciona diversos segmentos e é a estrutura ideal para conquistar parceiros, abrir espaço para inteligência coletiva no seu negócio e até mesmo de trazer novas fontes de receita. E a sua flexibilidade está presente inclusive no formato que a empresa vai adotar. Não é preciso começar a entrar no mundo das APIs de forma pública: você pode começar essa jornada internamente e aos poucos ir abrindo para parceiros até abrir completamente para o público em geral. As soluções de gerenciamento de APIs do mercado prezam muito pela segurança de dados e pela manutenção de sua estrutura, então não é preciso se preocupar. Uma vez que você permitir APIs, estará abrindo portas para outras tecnologias inevitáveis (e maravilhosas) como Internet of Things, por exemplo. Isso significa que APIs permitem que você faça parte da convergência digital no melhor timing para sua empresa.
2. Modernize a sua estrutura organizacional
Conforme empresas começam a usar APIs privadas para gerenciar processos internos, frequentemente descobrem a oportunidade de reestruturar e modernizar seus negócios para permitir uma “empresa composta”. O conceito chave por detrás da abordagem de empresa composta é destrinchar funcionalidades e serviços do negócio em pedaços Lego de forma a possibilitar a criação de novas cadeias de valor de negócios ao compor esses serviços, dados e funcionalidades em novas configurações. Isso também faz com que negócios e empresas acessem uma gama maior de recursos ao permitir que muitos elementos operacionais que não são do core movam-se para provedores externos e serviços baseados em cloud.
3. Para melhorar colaboração e comunicação interna
APIs internas/privadas podem oferecer benefícios substanciais para eficiência e produtividade. Um estudo realizado pelo McKinsey Global Institute estima que empresas podem aumentar sua produtividade de 20 a 25% ao melhorar a colaboração interna – estratégia que só é possível com o uso de APIs.
Usar APIs significa maior atenção compartilhada dos modelos de dados da empresa. Também pode criar maior transparência ao permitir que dados consistentes possam ser usados ao analisar as operações de negócios.
4. Para acelerar seu time-to-market
APIs internas podem acelerar significantemente o tempo de mercado de novas features de produtos e serviços. Em parte, isso é uma extensão dos benefícios de melhorias na colaboração interna.
Para ajudar a acelerar o time-to-market, é importante notar que desde que haja bons registros de logs que captem quando ocorrerem erros nas APIs, há menos necessidade de investir em documentação de usuário e em mensagens de erro em APIs internas, ao contrário do que costuma acontecer com APIs de terceiros ou de parceiros. Ao invés disso, as partes internas interessadas são encorajadas a contatar a equipe de desenvolvedores da API se há algum problema a fim de manter as vantagens da velocidade de tempo de mercado.
5. Tornando seu business intelligence analytics mais preciso
É o caso de viabilizar que negócios identifiquem melhor aonde estão com problemas em suas operações. Outra vantagem de se dissociar em serviços de negócios via APIs é que isso traz um panorama melhor de quais partes do sistema podem desacelerar. É muito mais fácil gerenciar componentes individuais, sendo possível monitorar tempo de resposta, uptimes, a carga nos servidores e compartilhar as análises que são importantes para os C-levels dos negócios.
Adaptado de Nordic APIs