Como já falamos bastante por aqui, APIs abrem inúmeras possibilidades de integração e justamente por isso levam à criação de novos produtos e serviços. Seu alto nível de abstração permite que desenvolvedores acessem diversos dados, fazendo com que aplicações distintas compartilhem funcionalidades.
Graças às APIs, os desenvolvedores podem criar novos programas tomando vantagem de serviços de forma que seus criadores originais não haviam pensando. Os mashups são essencialmente a fusão de tarefas distintas, originando um serviço útil e criativo.
Abaixo você confere 6 exemplos:
A API do Google Maps é sem dúvidas uma das mais populares para mashups. No Trendsmap, você encontra um mapa misturado com os Trending Topics do Twitter, gerando um mapa em tempo real fascinante sobre tendências em todo o mundo.
Lançado lá em 2005, LivePlasma mostra um mapa visual de itens relacionados à bandas, músicas, filmes, atores e diretores que você procurar e tiver interesse. É genial para descobrir novos artistas de acordo com seus gostos!
Esta é uma ferramenta bem simples, mas divertida que gera imagens com letras de diversas fontes de acordo com o texto que você quiser. Se você não gostar de uma das fontes, basta clicar nela e será gerada outra fonte. Você pode incorporar o resultado em seu site via HTML ou Javascript ou simplesmente tirar um screenshot.
Para gamers que usam o Twitter ou para aqueles que só desejam ter uma noção de sobre quais jogos as pessoas estão falando e jogando a qualquer momento, o Tweet My Gaming é uma boa pedida que mistura a API do Twitter com o DNA Gamer. A plataforma coloca os tweets mais relevantes sobre jogos e os agrega em páginas individuais em tempo real.
O InstantWatcher é um app que usa a API da Netflix para apresentar um catálogo de filmes filtrados pela dimensão “Watch Instantly”. Em outras palavras, se você quer navegar apenas pelos títulos na Netflix que podem ser adicionados ao seu Instant Queue, esse é o site ideal para você.
Essa aplicação divertida usa a Yahoo Local Search API para fornecer uma forma diferente de escolher um lugar para comer. Coloque o seu CEP e escolha um tipo de cozinha na Wheel of Lunch para gerar uma espécie de gráfico de roda da fortuna para ajudar a escolher aonde comer.