Analistas esperam que mercado global de APIs as a service atinja 965 milhões de dólares até 2020 com taxa de crescimento anual acima de 30%, segundo estudo realizado pela Technavio.
A pesquisa apontou também quatro fatores principais que influenciam o rápido crescimento deste mercado:
- Forte controle sobre desenvolvimento de produtos cloud
API as a service aumenta significativamente a performance de gerenciamento de infraestrutura e de processos de implantação. Desenvolvedores podem construir aplicações com mais eficiência conforme o serviço disponibiliza a flexibilidade necessária e capacita plataformas cruzadas. Sobretudo, APIs permitem que organizações se integrem a partir de cloud APIs a softwares já existentes. Importante ressaltar que API as a service fornece maior controle sobre processos de desenvolvimento de produtos para empresas, de forma a reduzir significativamente os riscos de violações externas. As cloud APIs também aproveitam o poder de analytics, possibilitando que as empresas entreguem uma experiência de usuário excepcional.
- Mercado altamente competitivo de Internet of Things
Com a ascensão da transformação digital, muitas empresas estão adentrando o campo de Internet of Things. E com isso, API acabou se tornando um widget de tecnologia avançada que reúne aplicações, dispositivos, dados e cloud, estabelecendo a comunicação entre diversos sensores por meio de múltiplos dispositivos, além de também viabilizar análise de dados em cloud. Lembrando também que, segundo o Gartner, até 2020 serão mais de 21 bilhões de dispositivos conectados à Internet, o que abre muitas oportunidades para o mercado de APIs, além é claro de sua necessidade.
- Capacitação para mobile
Cada vez torna-se mais comum organizações adotarem força de trabalho mobile a fim de aprimorar sua produtividade geral. Empresas pelo mundo todo estão encorajando funcionários a usarem tanto dentro quanto fora do espaço de trabalho dispositivos como smartphones e tablets. As APIs auxiliam que esses funcionários obtenham acesso a dados de dispositivos móveis e sem elas a experiência de trabalho em dispositivos deve se deteriorar por conta da falta de interfaces de programação dinâmicas. Muitas empresas estão buscando estratégias mobile para criar novas experiências para seus funcionários na transição de serviços tradicionais de TI para uma camada de API.
- Crescente necessidade de dados e integrações funcionais
A proliferação e complexidade de dados cada vez maior tornou difícil implantar e manter interfaces de dados confiáveis. Para superar esses problemas, empresas focam na integração de dados que oferece acessibilidade on-demand e sintetização de dados em tempo real, o que requer APIs para performar tais funções. Isso ajuda organizações a realizar análises em tempo real, auxiliando no processo de tomada de decisão. Além disso, permite que empresas monitorem, transformem e entreguem dados, que compreendam o processo do negócio e reduzam complexidades de TI. Trata-se de integrar dados com diferentes processos de negócios de múltiplas fontes e converter tudo isso em informação significativa.
Traduzido e adaptado de BusinessWire