Conteúdo Mundo API

API Experience 2015: palestras e mão na massa em evento voltado para APIs

Na última quarta-feira (11), o espaço coworking CUBO recebeu o primeiro evento brasileiro voltado exclusivamente para APIs. Organizado pela Sensedia, o API Experience 2015 reuniu cerca de 200 pessoas em um ciclo de palestras e trilha de workshop de API.

“É o marco que coroa o investimento que temos feito continuamente no desenvolvimento e no fomento da discussão ao redor de APIs”, comenta Kleber Bacili, CEO da Sensedia. Já o COO da empresa, Marcílio Oliveira, conta que a ideia inicial era criar um evento do qual a equipe da Sensedia gostasse de participar. “Não é um evento de venda, é um evento de conteúdo”, explica.

A programação de palestras mesclou tanto assuntos de negócios quanto temas técnicos, abraçando o público empreendedor e desenvolvedor simultaneamente. “Eu me surpreendi positivamente porque achei que teve um aproveitamento de toda natureza, tanto técnica quanto de negócios”, conta o Gerente de Produtos da Certisign, líder em certificação digital.

Dentre os temas das palestras, foi abordado o papel fundamental das APIs em estratégias IoT com o Head of Technology da CI&T, o impacto direto de APIs nos negócios com o CEO da Catho, desafios na implementação de microserviços com  a MoIP e mais. O destaque foi a apresentação do sueco Jamie Kirkpatrick, Diretor de Produto do Spotify, que narrou com maestria a evolução na API do Spotify. Jamie conta que ficou satisfeito com a oportunidade de retornar para o Brasil para participar de um evento voltado exclusivamente para APIs. “Na época em que morava aqui não existia, é novo”, diz.

Além do rico ciclo de palestras, o APIX 2015 promoveu o workshop Hands-on labs, no qual os 80 participantes tiveram a oportunidade de construir uma API do zero.“O mais legal é que durante um dia o pessoal vai conseguir ver todos os conceitos de construção, design, exposição e gerenciamento de APIs”, conta o COO da Sensedia sobre o conteúdo denso do workshop.  “A nossa principal expectativa com o evento é gerar mais conhecimento sobre APIs de modo geral […] A ideia também é desmistificar – se é que existe esse mito – de que API é um negócio complicado que demora para implementar”, completa Ricardo Peloi, Marketing intern da Sensedia responsável pelos conteúdos do blog e pelo podcast da empresa.

Ao final da última palestra, os participantes que acessaram o aplicativo do evento concorreram a uma cesta de cervejas IPA – a cerveja oficial dos amantes de APIs e trocadilhos. E para encerrar oficialmente o evento, mais cerveja: todos estavam convidados a participar de um happy hour no terraço do CUBO, finalizando um dia intenso de transmissão de conhecimento sobre APIs – exatamente como Ricardo Peloi ansiava.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *