Com o foco crescente na entrega centrada em paciente via APIs, o setor de healthcare ganha visibilidade, levando ao surgimento de uma demanda ampla por novos serviços – como wearables para serviços médicos e monitoramento remoto de pacientes. Esse movimento elevou a demanda por soluções de APIs healthcare e a tendência é aumentar ainda mais.
A aceitação gradual e adoção de soluções de APIs healthcare por médicos, pacientes e membros da indústria não deve demorar a beneficiar o mercado global. A receita gerada somente pelo mercado de APIs healthcare foi estimado em 162,4 milhões de dólares em 2015, com uma taxa de crescimento de 4,2% ao ano, devendo alcançar 234,2 milhões de dólares até 2024.
E o mercado global passa a focar em economias emergentes para expansão. Mesmo ainda liderado pela América do Norte, o mercado de APIs healthcare encontra nos países emergentes uma ótima oportunidade a longo prazo, uma vez que a tendência é que se aumente a procura por soluções de TI neste setor dentro das economias latino-americanas e asiáticas.
As projeções apontam que a região do Pacífico Asiático terá o crescimento mais veloz nesse mercado, devido ao aumento da demanda por serviços de registros de saúde eletrônicos (agendamento de consulta e histórico de paciente, por exemplo) e wearables. Já o mercado latino-americano mostra-se positivo para serviços de monitoramento remoto de pacientes e serviços de consulta baseados em API. Quem atua com saúde, é bom ficar de olho nas soluções de APIs em países como Brasil, Índia, China e Japão, principalmente.
Alguns dos provedores de APIs healthcare em destaque neste mercado Carenet, MuleSoft, Practo Technologies, Epic Systems Corporation, Microsoft Corporation, Allscripts Healthcare Solutions, General Electric Company, Greenway Health, eClinicalWorks, Practice Fusion e Apple.
Adaptado de MedGadget