Assim como agentes químicos, APIs não são o produto em si, mas podem ser encontrados em vários produtos que você usa, tornando-os melhor.
Em nosso mundo digitalizado, alguns empreendimentos foram criados em torno do fornecimento de dados ou de serviços através de APIs. Mas quando pensamos sobre isso, eles não representam a maioria dos casos de uso de APIs. Em mais casos ainda, APIs servem para alcançar o objetivo central de estratégias go-to-market.
Alavanque uma API para atingir omni-channel
Abrir uma API para parceiros, tanto varejistas, distribuidores, serviços complementares ou provedores, é a melhor forma de colocar seu produto nas mãos dos segmentos de mercado que você não conseguiria alcançar por conta própria.
Ao aumentar as oportunidades para consumidores de ter seu produto exposto em aplicações terceiras ou websites, você não está apenas alcançando esses novos consumidores, mas também está se tornando mais visível, estabelecendo-se referência indisputável em sua área de atuação, melhorando o seu produto.
Habilite contribuições pelas APIs
O conteúdo mais valioso que você consegue fornecer para seus usuários não é conteúdo que você mesmo criou, mas o conteúdo com o qual eles tenham contribuído. Adicionando uma API que torna tal contribuição possível (na forma de feedback direto, reviews, posts sociais etc), você enriquece seu conteúdo e ofereça um produto melhor e mais valioso.
Use APIs para conectar parceiros
Você não quer reinventar a roda. Alguns de seus parceiros estão fornecendo um serviço ou um produto que é complementar ao seu ou uma parte chave do seu processo de negócios. Se você disponibilizar APIs que deixam seus parceiros conectarem a seus negócios, eles trabalharão em integrações para se tornar parte de seu ecossistema.
APIs abrem oportunidades para novas interações
Fornecendo acesso ao seu modelo de dados e à sua lógica de negócios pode permitir o desenvolvimento de novas aplicações e deixar que você se concentre em suas competências centrais ao invés de gastar recursos para atender necessidades de todo o seu público alvo. A manutenção de apps mobile e websites é um trabalho exigente. Talvez você fique melhor deixando outras pessoas fazerem isso garantindo que possam alavancar seu produto facilmente, inclusive o melhorando.
E quando a API é o produto, isso é realmente o produto?
E há casos, é claro, em que a API é o produto. Veja o exemplo de Twilio, um provedor de APIs de comunicação na cloud que permite desenvolvedores de software programaticamente realizar e receber ligações telefônicas e enviar e receber mensagens de texto. Para Twilio, a API é o produto. Mas para os serviços que a utilizam como Uber, Opentable ou Salesforce, a API da Twilio ajuda a tornar o produto deles melhor.
–
Traduzido de InfoWorld