O espaço da FIAP Vila Olímpia recebeu o workshop Apigee Edge DevJam organizado pelo Mundo API dia 8 deste mês. O evento contou com a participação de 39 desenvolvedores ávidos por aprender como utilizar a plataforma da Apigee para criar APIs incríveis. Por trás de um dia de muito conhecimento e networking, estava Ricardo de Andrade, representante da Apigee no Brasil e América Latina.
Ricardo pôde envolver-se com os desenvolvedores participantes enquanto ministrava o workshop passando por todas as fases de desenvolvimento de APIs – desde design com Swagger até monitoramento.
A Apigee já visualizava oportunidades no mercado brasileiro e na América Latina, mas enfrentava um grande problema de logística. Afinal, toda a sua equipe estava baseada na California e para enviar algum representante para a região acarretaria em mais de 20 horas de viagem e muitas incertezas.
Além disso, a Apigee tinha sua estrutura voltada exclusivamente para o mercado norte-americano e europeu com estratégias já consolidadas. A partir do primeiro cliente brasileiro, a gigante Magazine Luiza, é que a Apigee percebeu a força crescente do mercado brasileiro em APIs e decidiu investir na região.
Então designou a Ricardo a tarefa de realizar uma pesquisa de mercado na América Latina focando no Brasil para auxiliar a desenvolver esse mercado de APIs que cada vez mais ganha força.
Ricardo precisava de um braço direito no Brasil para auxiliar na realização de um workshop que aproximasse a Apigee da comunidade local de desenvolvedores. Segundo Ricardo, realizar um workshop no Brasil era um passo necessário e natural para a marca, uma vez que permitiria avaliar o nível de conhecimento e engajamento com APIs no país.
Foi então que encontrou Mundo API para solucionar seus dilemas. “Eu só tive que praticamente vir aqui dar o workshop como eu normalmente faria nos Estados Unidos”, conta Ricardo satisfeito por ter encontrado um parceiro especializado em APIs que lhe auxiliou em toda a logística, marketing e organização do evento.
Segundo ele, mesmo o workshop sendo voltado para a educação de desenvolvedores, foi tão produtivo que ficou evidente o quão grande é o mercado de APIs no Brasil, confirmando as suspeitas da Apigee.
No Brasil a Apigee também tem a parceira com a consultoria SeedTS para a implantação de produtos. Esta além dos produtos da Apigee, atua em transformação digital e é especializada em APIs e Microserviços.