A miniaturização dos componentes continua dia-após-dia e com IoT estamos prestes a presenciar uma avalanche de novos equipamentos. Vivemos uma fase na qual todos os dispositivos estão ou estarão interconectados, oferecendo diversos recursos e novas possibilidades. Veremos aqui alguns desses gadgets que o desenvolvedor poderá usar com APIs para inovar em seus sistemas.
A Fitbark lançou um dispositivo bem interessante e que agrada a todos que têm e gostam de seu bichinho de estimação: um monitor de atividades do pet, que fica acoplado à coleira. Ele monitora desde o sono do pet até a alimentação e principalmente os exercícios… e soma dados de todos os pets no mundo inteiro! A API oferece como retorno os dados do seu pet e de outros com características similares.
A Nike já é conhecida por fabricar a FuelBand, uma pulseira que monitora exercícios, batimento cardíaco da pessoa e se integra a diversos aplicativos: com roteiros de caminhada, metas e incentivos ao treino, e nesse campo, alguns até montam uma playlist para animar e acompanhar o ritmo do seu treino! Sua API trabalha dados como listas e detalhes de atividades, dados de GPS e agrega dados de esporte.
A Jawbone fabrica, entre diversos dispositivos, a UP: uma pulseira que monitora exercícios e se integra a aplicativos que contam passos, atividades, registram alimentos e bebidas, acompanham o sono e muito mais. A API oferece acesso a diversos dados, como eventos de hardware da pulseira, métricas do corpo, frequência cardíaca, objetivos, comida, humor e movimento.
A Microsoft lançou também a Band, uma pulseira com diversos recursos, entre monitoramento de frequência cardíaca, de passos, altitude, rotas via GPS, a queima de calorias, o esforço dos exercícios e a qualidade de sono. É um dispositivo multiplataforma que trabalha integrado ao Microsoft Health, um conjunto de APIs que oferece o monitoramento de atividades, de dispositivos, controle de perfis e resumos dos dados de um usuário.
Todas as APIs desses dispositivos utilizam a autenticação OAuth 2.0 e trabalham com os dados no formato JSON, permitindo que você inove criando seu próprio produto ou experiência. Isso é essencial para aproximar cada vez mais a tecnologia de ponta das nossas vidas, refletindo em um aumentando significativo de nossa qualidade de vida.