Bancos tradicionais sentem cada vez mais urgência pela inovação por conta do surgimento de diversas startups fintech. Isso significa que uma transformação se faz essencial hoje na forma como serviços bancários são ofertados para clientes, requerendo bom planejamento e execução imediata para que os bancos não corram o risco de se tornarem obsoletos nos próximos anos.
E quando se trata de serviços bancários, pensar a necessidade de customização e de segurança é questão central. Para isso, um bom ponto de partida são as APIs que viabilizam diversas maneiras de atingir esses objetivos, além de ampliarem o rol de possibilidades de oferta devido a flexibilidade e confiabilidade de sua estrutura.
A princípio, basta verificar que campanhas genéricas para um público amplo podem não trazer o retorno que o investimento pede. Afinal, cada cliente tem necessidades específicas que podem ser alvo de estratégias personalizadas de bancos inteligentes. Essas estratégias são viabilizadas pelas API, pois com elas é possível acessar dados de KYC (Know Your Customer) e importar dados cadastrais e transacionais de clientes. Desta forma é possível saber qual a atual taxa de juros da linha de crédito que o cliente utiliza em seu banco e ofertar uma taxa menor se ele aceitar a proposta até determinada data em outro banco, por exemplo.
Levando em consideração também que os consumidores não precisam necessariamente ser clientes de um único banco, criar propostas distintas para cada cliente em potencial significa ser capaz de transformar as informações carregadas pelas APIs em propostas mais assertivas, revertendo então o investimento de campanhas genéricas, por exemplo, em propostas com maior índice de aceitação.
O cliente só tem a ganhar, pois além de poder escolher entre ofertas feitas sob medida, verá um mercado preocupado cada vez mais em lhe agradar e disponibilizar serviços de qualidade. Essa competitividade possibilitada pelas APIs é apenas mais um reflexo da inevitável Economia de Aplicativos, que atinge diversos segmentos do mercado. Nela, a voz do consumidor é peça fundamental e cada vez mais os bancos precisarão prestar atenção nessa economia para remodelar os serviços que disponibilizam hoje.
É importante lembrar também que utilizar APIs e/ou seguir a tendência de abertura de dados bancários não é algo que se realize sem dar atenção à questões de segurança. Os dados em questão são muito valiosos, especialmente quando tratam de informações financeiras. Mas com o uso adequado de APIs não há motivos para preocupação: toda a sua estrutura é protegida por regulamentações e autenticações de acesso. Por isso cada vez mais fala-se sobre elas no mundo financeiro! Cabe agora aos bancos aproveitar todo o potencial da tecnologia das APIs e transformar seus serviços bancários ao gosto do cliente, de forma a participar das maravilhas dos negócios digitais.
FONTE: Banking Technologie
[Imagem: Got Credit]