Conteúdo Mundo API

Como o Hootsuite gerencia seus microserviços crescentes?

Hootsuite é uma aplicação para gerenciamento em um único local de múltiplas contas de redes sociais. Começando em 2008 como um PHP monolítico, a empresa decidiu migrar para SOA em 2013.

Logo após a mudança, perceberam que a equipe gigante e monolítica podia trabalhar de forma mais eficiente se divididos, criando várias equipes menores com objetivos independentes e com autonomia própria. Conforme a comunicação entre as equipes diminuiu, exacerbada pelo crescimento do número de equipes, começaram a ter problemas de execução, de integração e muito mais. Um dos maiores problemas foi que a interdependência significava mudanças em uma área da aplicação para desmontar coisas em outro local, então colocavam muita ênfase em aumentar a visibilidade entre as equipes e serviços.

Além disso, foi possível perceber como um único nó na arquitetura monolítica se torna exponencialmente mais complexo conforme você começa a implantar microserviços com interdependências. Então eles desenvolveram uma API para checagem e monitoramento, criando endpoints múltiplos para coisas diversas. Isso incluía retorno de dados sobre o serviço ou app, obtenção de status de serviço e do sistema em geral e capacidade de o usuário atravessar o gráfico de serviço e se mover por dependências de serviço para executar ações sem a necessidade de acessar o serviço diretamente.

Como a API usa conexões da própria aplicação, não há necessidade de grandes configurações. Os usuários têm acesso mais rápido à exploração e monitoramento de serviços em tempo real. Toda noite, uma imagem do gráfico é gerada para mostrar adições, remoções ou quais mudanças nos serviços, permitindo que a equipe explore as mudanças no sistema com o tempo e aprenda como acontecem.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo:

Fonte: ProgrammableWeb

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *