No último final de semana a Plug sediou o THack São Paulo, hackathon global organizado pela Tnooz – provedora de notícias, análises e negócios do segmento de viagens e turismo. O objetivo do evento é reinventar o conceito de viagens a partir de uma maratona de programação, ampliando o rol de inovação tecnológica para o ramo.
As equipes de desenvolvedores utilizaram APIs da gigante da tecnologia de viagens Sabre e concorreram a prêmios que totalizaram mais de 5 mil dólares. Gene Quinn, CEO e co-fundador da Tnooz, conta que o Brasil entrou no mapa do THack por ser uma das maiores e mais vibrantes economias de viagens no mundo e que “como o foco de nossos eventos é a criação de um festival tecnológico com uma interação face a face entre desenvolvedores e a indústria de viagens, nós escolhemos o ambiente ousado e empreendedor de São Paulo”.
As equipes tiveram menos de vinte e quatro horas para entregar projetos inovadores e os resultados superaram as expectativas. A equipe da ConCom desenvolveu um mecanismo de recomendação para acomodações personalizadas para qualquer estilo de viajante com qualquer tipo de orçamento foi a vencedora na categoria de melhor equipe grande. “A ideia é conseguir o conforto de hotel com preço de hostel”, explica Rodrigo Gonçalves para o Mundo API. A equipe também foi convidada a participar do concurso de pitchs da Seedstars em dezembro, tendo a chance de participar do concurso global em fevereiro de 2016 e concorrer a 1,5 milhões de dólares em investimentos de capital.
Outro destaque do hackathon foi o projeto da equipe da Razoom, vencedora na categoria de melhor uso da Sabre API com uma plataforma B2B que auxilia agentes de viagem a criar pacotes que incluem passagens aéreas e turismo para seus clientes. Sobre o uso de APIs no Brasil, o integrante da equipe Aloísio Moraes diz “Eu acho que [o uso de APIs] não é mais uma tendência, já é uma realidade para o mercado de tecnologia, porque você ganha em performance, tem acesso a diferentes conteúdos e consegue fazer produtos muito mais robustos com muito mais facilidade. Um exemplo é aqui hoje a quantidade de possibilidades que a Sabre oferece com as APIs”.
Gene Quinn completa que “O que as nossas séries de hackathons demonstraram é que a indústria de viagens precisa começar a acompanhar os consumidores que estão demandando melhores formas de pesquisar, comprar e experienciar viagens”.
Mundo API viu de perto o THack e traz para você um vídeo exclusivo sobre o evento. Confira abaixo e fique por dentro de outros vídeos do Mundo API aqui.