Dezoito horas de programação, oito equipes e inúmeras garrafas de cerveja artesanal: esse foi mais um hackathon promovido pela gigante do mercado imobiliário VivaReal ocorrido entre os dias 17 e 18 de setembro.
Os participantes precisavam desenvolver projetos voltados para proprietários, corretores e/ou usuários da plataforma do VivaReal. O objetivo do hackathon era desenvolver soluções para o setor imobiliário, criando maneiras de otimizar o processo de compra e venda de imóveis de forma que os clientes pudessem encontrar com facilidade a casa de seus sonhos.
O ambiente descontraído e moderno da Wayra foi o cenário ideal para a competição. As equipes tinham à sua disposição uma ótima infraestrutura para a longa maratona de programação. O VivaReal também disponibilizou algumas ideias iniciais de projetos que poderiam ou não ser seguidas, além de o acesso liberado à sua API.
Faltando meia hora para o encerramento do desenvolvimento, a maioria das equipes já tinha finalizado os projetos e treinavam os pitchs que apresentariam para os jurados. Cada equipe teria apenas 7 minutos para impressionar os jurados e conquistar a desejada premiação.
A comissão de jurados – formada por Brian Requarth, CEO do VivaReal; Bernardo Carneiro, VP de Engenharia do VivaReal; Eric Asher, co-fundador da Monashees Capital e Rodrigo Ianuzzi, VP de Produtos do VivaReal – foi surpreendida pelos projetos inovadores e bem executados que foram apresentados. Dentre as ideias desenvolvidas estava a de crowdfounding para o mercado de investidores, uso da Apple TV para que usuários do VivaReal decidissem pelo imóvel juntos, soluções para feedback de corretores, otimização da plataforma VivaReal focada na experiência do cliente e mais.
Após quinze minutos de muita expectativa, os jurados anunciaram os vencedores. A competição foi tão acirrada que o VivaReal decidiu premiar quatro equipes ao invés de somente três. Cada membro das equipes empatadas em terceiro lugar recebeu um kit Raspberry Pi. A equipe em segundo lugar, além dos kits Raspberry Pi, ganhou um jantar e um bate-papo com o CEO e fundador do VivaReal. E os grandes vencedores conquistaram uma viagem de quatro dias para São Francisco – onde terão a chance de conversar com especialistas das principais empresas do Vale do Silício -, além de um jantar com Sam Lessin, ex VP de Produtos do Facebook, e kits Raspberry Pi para todos os integrantes.