O Instagram anunciou na última quarta-feira (18) mudanças na política de uso de sua API, bloqueando integrações de apps de terceiros. Segundo a empresa, o bloqueio tem como objetivo trazer uma ambiente mais seguro com experiências autênticas para sua comunidade – que se manifestava receosa por não saber onde seu conteúdo estava sendo visto e compartilhado. Por conta disso, o Instagram decidiu desabilitar os endpoints /users/self/feed e /media/popular para novos apps. Ou seja, por ora todas as aplicações terceiras que acessam o feed de fotos não poderão mais realizar integração com o Instagram, ficando limitados apenas à edição de imagens e à coleta de dados para anunciantes.
A partir de 3 de dezembro o Instagram receberá tanto apps novos quanto já existentes para revisão. Também estabeleceu que os desenvolvedores interessados em manter suas aplicações terceiras devem se adequar às novas regras até junho de 2016 para mantê-las disponíveis ao público.
Segundo a nota oficial da atualização, a intenção da empresa é fazer uma “faxina” na casa para garantir mais segurança para os usuários e regras definidas para desenvolvedores. “Enquanto isso pode requerer mudanças de muitos de vocês, acreditamos que elas ajudarão a manter o controle em nossa comunidade e a fornecer um roadmap claro para desenvolvedores”.