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“O Runrun.it depende 100% de suas APIs”, Franklin Valadares

Gestores de diversos segmentos sempre se deparam com um dilema: como organizar as atividades de minha equipe da melhor forma possível para que possamos ter o máximo de resultado?

Uma solução pode ser o serviço disponibilizado pela Runrun.it, plataforma de gerenciamento de equipes. A ferramenta atua na priorização de tarefas, gerenciando as atividades e prazos dos funcionários e melhorando a relação com o gestor.

Não é à toa que a empresa já recebeu investimentos milionários de aceleradoras – inclusive do Vale do Silício, como a 500 Startups. E tudo isso só é possível com o uso de APIs.

Confira abaixo entrevista sobre o uso de APIs na Runrun.it com Franklin Valadares, CTO e co-fundador da empresa.

Mundo API: Como o serviço do Runrun.it ajuda startups a aumentarem sua produtividade?

Franklin Valadares: Sempre gostamos de dizer que o Runrun.it traz benefícios para equipes de todos os tamanhos e de empresas de todos os setores. As maiores vantagens da ferramenta, segundo uma pesquisa feita com nossos clientes, são a melhora do fluxo de trabalho, a priorização das tarefas de forma clara, a preservação do histórico das tarefas e do capital intelectual na empresa e a melhora do controle sobre o tempo investido nas tarefas, projetos e clientes. Todas essas vantagens juntas trazem um aumento de 25% na produtividade, em média. É como se você tivesse um dia a mais na semana! Ou seja, quando as informações estão organizadas e está claro no que as pessoas devem trabalhar primeiro, a equipe produz muito melhor.

 Mundo API: Qual a importância das APIs no funcionamento do Runrun.it?

Franklin: O Runrun.it depende 100% de suas APIs. Tanto o aplicativo web quanto os que estamos fazendo para celulares consomem essas APIs. Para nossos clientes, nós também disponibilizamos as APIs para que consigam integrar o Runrun.it a sistemas já usados por eles. Por exemplo, muitos utilizam Totvs, SAP e outros ERPs, e também CRMs, como o SalesForce e Pipedrive, mas em áreas restritas da empresa. Como o Runrun.it funciona como um sistema geral de gestão do trabalho, fazendo a ponte entre todas as áreas da organização, uma venda realizada no CRM, por exemplo, pode iniciar o processo de entrega daquele serviço dentro do Runrun.it. A tarefa, então, é executada, e a alocação de horas é capturada pelo nosso software – informação que pode ser enviada para o ERP. Além do ganho de produtividade, o cliente melhora o ROI (retorno sobre o investimento) dos sistemas já existentes na empresa.

 Mundo API: A API disponível para desenvolvedores abrange quais funcionalidades?

Franklin: Praticamente todas as funcionalidades do Runrun.it estão disponíveis em nossa documentação: http://runrun.it/api/documentation A cada novo “endpoint” criado, atualizamos a documentação automaticamente.

Mundo API: Como funciona o suporte ao desenvolvedor?

Franklin: O acesso à API está liberada para clientes do plano 25 ou superior. O atendimento é feito por nosso time de suporte e encaminhado ao time de desenvolvimento. Além de integrar com outros sistemas, a API é uma oportunidade para quem quer desenvolver uma solução própria baseada no Runrun.it ou quem quer personalizar seu próprio Runrun.it com novas funcionalidades.

Mundo API: Como a empresa enxerga o uso de APIs no cenário nacional? Difere muito do panorama internacional?

Franklin: Temos observado que lá fora as integrações são o grande responsável pela adesão ou não de uma ferramenta por uma empresa, e essas integrações só podem ser feitas via API. Aqui, o mercado é menos maduro, mas sabemos que essa tendência tende a ser uma realidade também no Brasil.

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