Conteúdo Mundo API

Por que a Economia de APIs está explodindo?

APIs (conhecidas por Application Programming Interface) estão presentes há algumas décadas. Essa tecnologia essencialmente permite softwares moverem seus dados por diversos sistemas. Um tanto prosaico, certo?

Talvez sim. Mas com o surgimento de cloud computing e mobile, APIs se tornaram estrategicamente importantes para o crescimento de negócios de sucesso, como pode ser visto em empresas como Google, Salesforce, Facebook e Amazon.

Entretanto, talvez o exemplo recente mais notável do poder desta tecnologia seja o Slack. Em apenas alguns anos, a compania transformou o espaço de colaboração e atraiu montantes substanciais de capital de risco.

“Estamos mudando para uma era de apps extensíveis e Slack provavelmente é o novo padrão para negócios de software”, diz Jack Berlin, CEO da Accusoft. “Nos primórdios da internet, aplicações podiam se manter sozinhas, mas agora é esperado não apenas que conectem e compartilhem informações, mas que estendam sua funcionalidade ao se conectar com outros apps”.

A tendência é tão importante que Jack articulou seu próprio negócio usando SDKs (software development kits) para APIs (o foco para Accusoft é principalmente aplicativos corporativos para documentos, conteúdo e soluções de imagem). “Nos anos 1980 e 1990, você tinha sorte se um projeto podia ser feito de três a seis meses”, diz. “Tudo era feito do zero, mas agora nós vemos que isso mudou conforme migramos para cloud e nos distanciamos de plataformas de desenvolvimento como .NET da Microsoft”.

API IMAGEM

Ele aponta que APIs tem se tornando cada vez mais importantes, por exemplo, em indústrias reguladas. “Elas permitem você minar a necessidade de um especialista e também te permitem atender demandas rigorosas de proteção de dados e privacidade. Em vez disso, um provedor de terceiros pode resolver essas questões e lhe poupar tempo e esforço”.

Mas e quanto à monetização? Como um provedor de APIs pode conseguir dinheiro dos consumidores? Bem, curiosamente, um modelo de negócios de sucesso é o de micro transações, que se tornou bastante lucrativo para companias como Stripe e Twilio.

Em outras palavras, não deve haver custos iniciais para maximizar a adoção. “Você incentiva usuários com um conjunto básico de funcionalidades e então oferece a possibilidade de customizar via API”, diz Jack.

Na verdade, para ter uma noção do crescimento da economia de APIs, pode-se observar a Apigee Corporation (APIC), cuja receita de produtos cresceu 51% só no último trimestre.

Mas é claro, uma API deve ser super fácil de implementar – e fornecer uma forma clara de uso. “Tudo nos remete para essa mudança de aplicações monolíticas para apps interconectados e extensíveis”, completa Jack. “A ideia agora é como forma de gratificação instantânea, mas tudo está no esforço de construir uma solução melhor e mais útil para seus consumidores ao invés de gastar meses em algo que eles não vão usar. Você precisa descobrir qual problema pode solucionar e garantir que há suficientes consumidores em potencial que querem aquele problema resolvido. E então você precisa criar um protótipo rapidamente, testar todas as hipóteses com usuários reais, falhar rápido e repetir. Você pode construir a melhor ratoeira do mundo, mas é inútil se você não encontrar pessoas o suficiente que querem matar ratos”.

Tom Taulli (@ttaulli) é fundador da OptionExercise.com

Traduzido de FORBES

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *