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Por que as APIs vão salvar o seu negócio da “Uberização”

Não se trata mais do que você construiu sozinho. É sobre o quão inteligentemente você incorporou o que os outros construíram.

Vivemos uma mudança tecnológica que acontece apenas a cada 10 ou 15 anos: nesta, empresas se tornarão compostos de outras empresas.

Uber é um exemplo perfeito. A empresa não precisou construir serviços próprios de mapeamento, pagamento ou comunicação. Ao invés disso, a Uber é um composto do que considera ser o melhor desses programas e mais, usando Google Maps, Braintree (pagamento), Twilio (para SMS mobile), Oracle etc. Uber foi rapidamente capaz de se conectar a esses sistemas usando pequenos pedaços de código: nossas queridas APIs.

Dentre as empresas que já buscam estratégias de conectividade baseada em APIs, está MasterCard, Unilever, Nestle, Tesla, Intuit, BSkyB, News Corp, Sutter Health e muitas outras. A mudança só é possível por conta de uma convergência de megatendências que ocorre uma vez por geração: cloud, mobile e Internet of Things.

Se você não está fazendo proveito total desta tendência, seu negócio pode ser “Uberizado” e ficar estagnado em termos de inovação, exatamente como está acontecendo com companias de táxi.  Uber superou a indústria global de táxi em boa parte por usar APIs magistralmente. Em apenas poucos anos, Uber se tornou aparentemente ubíqua e atualmente está avaliada em mais de $50 bilhões. O mundo antigo das companias de táxi está lutando para competir com o rolo compressor das APIs. E você não precisa estar na indústria de transportes para ser “uberizado”. Qualquer negócio sem uma estratégia de APIs viável será para ser alterado nessa escala.

Por que CEOs devem se importar

Empresas estão gastando atualmente mais de $590 bilhões por ano para integrar sistemas díspares existentes. Negócios tradicionais apoiam-se em grandes forças de vendas, papelada e máquinas de fax para gerar receita com clientes e parceiros. Isso é caro, demorado e escalável somente conforme as forças de vendas crescem. As startups de hoje eliminam muito desse desgaste, tempo e custo ao construir suas soluções com os melhores componente que acessam via APIs.

Ao usar APIs como blocos de construção, Uber foi capaz de entrar em um mercado muito mais rapidamente e agilmente que seus concorrentes. Além disso, em agosto de 2014, Uber lançou uma API de acesso público que se tornaria a base de seu ecossistema digital, permitindo que empresas como OpenTable, Google e United Airlines embedassem Uber em seus apps. É um arranjo de benefícios mútuos: Uber alcança mais clientes e estabelece novos canais de receita enquanto provedores de app como OpenTable, Google Maps e United Airlines, por exemplo, podem oferecer um serviço de transporte para seus clientes e lucrar com isso ao mesmo tempo.

Compare isso com Hertz, Avis ou qualquer outra agência de aluguel de carros de foi parceria da United Airlines por décadas, mas que não são encontradas em seu app mobile. Isso porque essas companias de aluguel de carros não têm APIs (ao menos nenhuma pública). OpenTable, Google Maps, Starbucks e dezenas de outros apps disponibilizam o serviço da Uber – mas não de seus concorrentes como Lyft – então definitivamente há vantagem de ser o primeiro a se movimentar em cada mercado.

Outro exemplo simples, porém enorme, é a UPS, fundada 108 anos atrás. A empresa capturou uma grande fatia do mercado do transporte de encomendas para o florescente setor de ecommerce ao publicar uma API – apenas algumas linhas de código -, o que tornou muito mais fácil para sites de compras integrarem a entrega em seus processos de checkout online.

 A Era Conectada está acontecendo agora

Existem equipes de gerenciamento progressistas produtizando seu valor adicionado como um serviço via API, permitindo que qualquer negócio conectado torne-se instantaneamente um cliente ou parceiro. Tudo e todos serão conectados digitalmente – incluindo clientes, empregados, parceiros e até mesmo “coisas” como aplicações e carros – tudo através de APIs. Como um negócio ganha ou perde está cada vez mais atrelado ao quão bem se conecta com apps, dispositivos e serviços externos.

Traduzido de Fortune por Gary Little

 

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