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Segmento financeiro: as APIs chegaram para ficar

Mesmo se segmentando com o surgimento de startups fintech, o setor financeiro ainda é parte essencial do modo como nossa sociedade está organizada. Entretanto, as grandes instituições não podem mais contar com a tradição de seu nome para se manterem em posição central no setor. Mais do que nunca, é necessário reinventar seus processos rapidamente para entrar no contexto das transformações tecnológicas que vivemos hoje e que impactam diretamente a forma como realizamos processos no dia a dia. Nunca antes se falou tanto em tecnologias disruptivas, fazendo com instituições financeiras pareçam estar estagnadas nesse quesito.

 Para que as insituições financeiras rompam com sua estrutura monolítica e fechada, é necessário acima de tudo pensar em seu consumidor e em suas atuais necessidades. Segundo o Millenial Disruption Index, 71% das pessoas preferem ir ao dentista que ouvir o que seu banco tem a dizer, o que significa que os bancos precisam decidir agora quais estratégias utilizar para reverter a situação e conquistar um lugar ao sol em tempos de negócios digitais.

Para encurtar o caminho, basta abraçar o potencial integrador das APIs. O consumidor final deseja cada vez mais experiências customizadas e rápidas que se adequem ao seu estilo de vida. Ninguém mais quer saber de burocracias. Nada melhor então do que aplicativos práticos e ferramentas personalizadas para atender a essa demanda. É compreensível que bancos sejam tradicionalmente conservadores, afinal, lidam diretamente com dinheiro e uma quantidade imensa de dados importantes. Tamanha preocupação gerou ferramentas incríveis de segurança, mas o momento atual pede investimento em ações voltadas à conectividade e digitalização. Para isso, existem atualmente diversas empresas especializadas em implantar estratégias de APIs – que são justamente as peças-chave de um mundo integrado.

Bancos com estratégias de APIs significa disponibilizar uma experiência engajadora para clientes, além de abrir possibilidades de parcerias com plataformas modernas de crowdfounding, de pagamento, de carteira virtual, de investimentos e muito mais, tornando a instituição mais próxima de novos modelos de negócios sem perder o seu prestígio. Além disso, com a estratégia de monetização adequada para suas APIs, os agentes do segmento financeiro podem criar novas fontes de receita. Além disso, as APIs facilitam e aceleram processos operacionais mantendo a segurança de dados, reduzindo custos e garantindo a qualidade do serviço prestado.

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