Conteúdo Mundo API

Seis motivos pelos quais as API’s estão mudando os negócios

Mesmo não sendo programador talvez já tenha ouvido o termo API. Mas, possivelmente não saiba exatamente o que é, nem como pode ser utilizado.

Comecemos então pelo princípio: O que é uma API?

É a abreviatura de Application Programming Interface, ou seja, é a especificação de ligação que é utilizada como interface pelos componentes de software para comunicarem entre si. Uma API pode incluir especificações para rotinas, estrutura de dados, classes de objetos e variáveis.

Por outras palavras, APIs são como fichas de software “macho e fêmea” que permitem partilhar dados e funcionalidades.

Existem três principais tipos de API”s: privados, para parceiros e públicos.

São uma forma inovadora e eficiente que permite às empresas estarem focadas no seu negócio externalizando facilmente as funções de apoio.

O valor dos negócios está cada vez mais centrado nos dados e nas suas utilizações. As API”s permitem às empresas adicionar funcionalidades como peças de LEGO. São mais do que a soma das partes e combinam seis vantagens para o desenvolvimento dos negócios:

#1 Criação de novos modelos de negócio e novas fontes de receitas

#2 Novos canais de distribuição

#3 Promoção da inovação

#4 Desenvolvimento de parcerias

#5 Racionalização e controlo sobre quem acede aos dados

#6 Maior flexibilidade interna na organização

As API”s já revolucionaram, em diversas indústrias, a forma como os produtos e serviços são entregues. No início da Internet era obrigatório ter um site, hoje para inovar e desenvolver negócios é obrigatório ter API”s.

Consulte o estudo da agência de inovação faberNovel: 6 motivos pelos quais os API”s estão a mudar os negócios, ou como explicar ao seu CEO porque é que deve saber o que são API”s.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *