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Transformação digital e APIs: por que isso importa para empresas varejistas?

Reinventar-se em tempos de tecnologias e serviços disruptivos é tarefa desafiadora e inevitável para aqueles que almejam o sucesso de seu empreendimento sempre. Longe de ser impossível, essa transformação nos negócios é habilitada rapidamente pelas APIs nos mais diversos segmentos – em especial no varejista que precisa se adaptar cada vez mais rápido às mudanças de comportamento de seus clientes.

Conversando com André Fatala, CTO do luizalabs, fica claro que o Magazine Luiza tem muito a ensinar quando o assunto é transformação digital. Para eles, trata-se não apenas de tecnologia de ponta, mas de pessoas. A cultura da empresa tem peso estratégico: criar um ambiente no qual os colaboradores possam pensar de maneira diferente e principalmente repensar processos é ponto essencial para estar alinhado com novas necessidades do cliente que mudam constantemente. É necessário ter a sensibilidade para perceber o potencial de tecnologias atuais para acompanhar (e até mesmo guiar) as mudanças de comportamento no segmento em que sua empresa atua.

Não é à toa que o luizalabs carrega em seu DNA como principais valores a inovação e a ousadia. Mesmo que sua empresa não tenha essa tradição, nunca é tarde para começar a estimular a criatividade de sua equipe. Os resultados serão surpreendentes!

E aonde entram as APIs nisso?

Cada vez mais surgem empresas viabilizadas pelas APIs – vale destacar startups de ecommerce e fintech. Quantas vezes não vemos as APIs no cerne de novos negócios?  E nada impede que empresas maiores e até mesmo mais tradicionais façam uso deste recurso, ganhando flexibilidade em um mundo em constante mudança. Foi o que aconteceu com o luizalabs: lá em 2010, começaram a desenvolver suas primeiras APIs voltadas para os canais digitais do Magazine Luiza com o intuito de que todas as regras de negócios pudessem ser exportadas para qualquer novo produto que viessem a criar. Desde então as APIs têm papel central nos processos de inovação nessa gigante do varejo, permitindo poupar recursos e tempo, além de adicionar versatilidade às operações. 

A migração para o mobile é inevitável e isso envolve o mundo do ecommerce. O luizalabs já se preocupa não somente em digitalizar seus pontos físicos, mas em criar recursos que cada vez mais aproximem a experiência do cliente off-line em uma loja física com a experiência de usuário online. Big data e APIs definitivamente serão catalisadores dos próximos passos não somente para o luizalabs, mas para todas as empresas que atuam no varejo.

Confira abaixo a entrevista completa no espaço inovador do luizalabs com André Fatala e saiba como uma das maiores varejistas do país usou APIs e cultura da empresa a seu favor na hora de abraçar a transformação digital:

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