A Pluga permite que você faça integrações incríveis entre ferramentas web, sem escrever uma linha de código. Tudo isso é possível graças ao que chamamos de “O Poder das APIs ”.
Mas, afinal de contas, o que são APIs?
O Conceito
O conceito de API existe desde os primórdios da computação. Mas neste artigo iremos falar apenas das web APIs, que é a forma como chamamos os recursos disponibilizados por aplicações web através do protocolo HTTP .
Essas mensagens estão, em sua maioria, estruturadas em formatos XML ou JSON no padrão RESTful. Para entender um pouco mais da parte técnica, você pode dar uma olhada nesse vídeo do Ben Bjurstrom.
Oficialmente o termo API RESTful apareceu pela primeira vez na tese de doutorado de Roy Fieldings chamada de “Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures“, publicada em 2000 pela Universidade da Califórnia. Ali foram descritos os primeiros conceitos sobre APIRESTful e muitos são utilizados até hoje.
Salesforce e o primeiro caso real de sucesso
Porém, na prática, o nascimento da API foi durante o evento IDG Demo 2000, quando o Salesforce, software de CRM, lançou sua primeira API em 7 de Fevereiro de 2000 feita em XML.
A Salesforce identificou a necessidade de seus clientes em compartilhar dados através de diferentes aplicações que usavam e a API foi o caminho para isso acontecer.
Marc R. Benioff, chairman e fundador da Salesforce à época, afirmou “Salesforce.com é a primeira solução que realmente aproveita a Internet para oferecer uma funcionalidade de software à nível empresarial por apenas uma fração do custo.”
Até hoje, muitos dos conceitos e práticas adotadas no desenvolvimento da API do Salesforce são amplamente utilizadas e sua API continua sendo uma referência das melhores práticas à serem seguidas, sempre se modernizando.
eBay Developer Program
Pouco mais tarde, em 20 de Novembro de 2000, o eBay lançou sua API. Com o famoso “eBayDeveloper Program”, trouxeram a tecnologia das APIs para o segmento de e-commerce, revolucionando todo o mercado.
“Nossa nova API possui um tremendo potencial para revolucionar a forma como as pessoas fazem negócios no eBay e aumentar a quantidade de vendas que realizamos no site, fornecendo as ferramentas que os desenvolvedores precisam para criar aplicações baseadas na tecnologia eBay.”
O desenvolvimento da API teve como objetivo padronizar como essas aplicações deveriam ser integradas com o eBay, tornando-o mais fácil para os parceiros e desenvolvedores. O que contribuiu para a construção de uma enorme quantidade de negócios secundários a partir do ecossistema do eBay, que atuava, praticamente, como um Hub.
Amazon Web Services
Um pouco depois, em 16 de Julho de 2002, a Amazon também lançou sua API que permitiu a outros desenvolvedores adicionarem conteúdo e funcionalidades da Amazon em seus próprios sites.
Contudo, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, o mundos das APIs ainda não tinha vivenciado seu “momentum”, que aconteceu com a chegada das aplicações sociais à elas.
O “Boom” das APIs
Em Agosto de 2004, seis meses após o lançamento da plataforma, a API do Flickr era liberada.
O lançamento da sua API fez com que o Flickr crescesse rapidamente, consolidando a empresa como a plataforma preferida pelos blogueiros da época. Esse ritmo de crescimento acelerado abriu os olhos do mercado para o que estava acontecendo e, menos de um ano pós o lançamento da API, o Flickr foi adquirido pelo Yahoo por algo em torno de 25 milhões de dólares.
Exatos dois anos após o sucesso do Flickr, em 15 de Agosto de 2006, a tão esperada API do Facebook era lançada. Apesar de a primeira versão permitir apenas acesso aos amigos, eventos, fotos e perfil, foi um grande diferencial para a empresa, permitindo que o Facebook ganhasse sua disputa com o MySpace pelo posto de rede social número 1 nos EUA.
Um pouco mais tarde neste mesmo ano, foi a vez do Twitter disponibilizar sua API, que também foi muito importante para seu crescimento e possibilitou que diversos sites fossem criados em cima dessa API.
O lançamento das API do Facebook e Twitter, além de ajudar essas empresas a aumentarem sua influência e conseguirem mais usuários, criou o “buzz” necessário para que outras empresas começassem a olhar as APIs com mais carinho.
Amazon S3 e a revolução na infraestrutura das empresas
Em março de 2006 algo aconteceu. A Amazon apresentava ao mundo sua API focada no armazenamento de dados, o Amazon S3 e, seis meses depois lançou o Amazon EC2, permitindo que toda a infraestrutura de uma empresa de tecnologia pudesse ser criada via API.
Sua API foi tão bem estruturada que durante os três primeiros anos a Amazon não tinha sequer um “dashboard” para o usuário, afinal toda a criação da infraestrutura era tão simples que podia ser feita através de sua API.
Esse era o momento em que todos os ingredientes estavam disponíveis para que as APIs pudessem fazer sua revolução na Internet.
Uma nova economia estava surgindo
Em 2009, com o crescimento do interesse em computação na nuvem, o mobile ganhavam força e vários aplicativos começaram a surgir.
Em março deste ano, durante a South by Southwest (SXSW) – um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo – era lançado o Foursquare. Um aplicativo baseado em geolocalização que permitia aos usuários realizarem ‘check-in’ nos locais que frequentavam como pontos turísticos, cafeterias, restaurantes, etc.
Esse novo tipo de aplicação mobile permitiu que novos modelos de negócios fossem criados, dando o ponta-pé inicial no que hoje conhecemos como Economia das APIs.
Recentemente outra aplicação mobile ajudou ainda mais na popularização das APIs. Lançado em 2010, o Instagram conseguiu conquistar 10 milhões de usuários no seu primeiro ano de operação .
O Instagram se tornou tão popular que alguns desenvolvedores criaram suas próprias APIs não-oficiais, forçando o Instagram a lançar sua versão oficial pouco tempo depois.
Com a expansão dos aplicativos mobile, o poder das APIs se popularizou e várias empresas começaram a disponibilizar suas APIs para quase tudo. Até mesmo alguns governos aderiram ao movimento criando interfaces próprias.
Hoje existem APIs para quase todo tipo de funcionalidade. E muitas novas surgem a cada dia criando um ambiente rico e complexo que pode ser explorado por novas empresas, facilitando a criação de novos serviços e modelos de negócios.
Por Arthur Granado, CTO da Pluga
–
Fontes: API Evangelist