Perceba como é importante melhorar a qualidade de serviço da sua API oferecendo mais do que um produto, oferecendo a mesma “experiência de consumidor” dos aplicativos que fazem grande sucesso hoje em dia. Essas dicas abaixo podem (e devem) ser aplicadas tanto na documentação quanto nos recursos ofertados pela sua API.
Usuários consumidores de software sempre buscam por um nível de qualidade referenciado como “experiência de consumidor”. É como a “Experiência Disney”, geralmente funciona assim: os consumidores fazem download de um aplicativo de uma loja de aplicativos e se o aplicativo não corresponder às suas expectativas, eles simplesmente deletam e vão para o próximo. Os consumidores esperam que o próprio aplicativo os inicie rapidamente em uma experiência envolvente e prazerosa. Eles não fazem treinamentos ou leem manuais antes de usar os aplicativos por que preferem seguir assim, intuitivamente.
De maneira geral, os aplicativos corporativos tradicionais oferecem um modelo oposto ao nível de qualidade “experiência de consumidor”. Muitas aplicações corporativas não possuem o seu design pensado com simplicidade, clareza e facilidade de uso. Alguns não são nem projetados com a escalabilidade necessária para crescer de acordo com a demanda da empresa.
Aplicativos corporativos frequentemente dependem das habilidades de seus usuários, que eles passem por extensivos treinamentos e certificações apenas para utilizá-los eficientemente. Também temos os “guias rápidos” de uso, que são tudo – menos rápidos, compostos com descrições volumosas das diferenças entre as versões e manuais que detalham cada particularidade dos comportamentos esperados e inesperados pela aplicação.
Usuários de aplicações corporativas usam esses softwares pela necessidade do trabalho e não por gosto. Uma “experiência de consumidor” para esse público, significa entregar para esse mercado os produtos com as aptidões corporativas e a simplicidade da experiência de consumidor. Essa solução oferece vantagens competitivas como a forte preferência de compra e uma base de consumidores leais.
A experiência de consumidor ideal precisa ter essas 5 características, sem alguma delas, será difícil para o produto ser considerado no nível de “experiência de consumidor”:
☆ Simplicidade – As aplicações mobile provaram que designs simples podem ser poderosos. Seus níveis de “experiência de consumidor” apresentam informação agregada e ações necessárias para determinadas tarefas ao longo da navegação. Essas aplicações não sobrecarregam o usuário com a expectativa de que eles encontrem informações sutis dentro de um turbilhão de dados. Sua API também precisa ser assim, simples e eficaz.
☆ Apelo Visual – Isso é crítico para uma “experiência de consumidor”. Os usuários ficam mais relaxados, confortáveis, confiantes e capazes de utilizar uma aplicação que possui boa estética visual. Uma documentação com bom design favorece uma leitura tranquila e o estudo conciso dos recursos da sua API.
☆ Naturalmente Intuitivo – Usuários rapidamente reconhecem padrões familiares e obtém sucesso quando eles relembram um padrão. Permitir aos usuários transferirem seus conhecimentos de outras aplicações, diminui o tempo de cognição e aumenta a confiança. Ao invés de reinventar a roda, procure utilizar padrões de documentação e recursos da API já consolidados no mercado.
☆ Responsividade – A mobilidade dos usuários requer aplicativos que funcionem em qualquer tamanho de tela, abrangendo de tudo entre o telefone, o tablet, o computador e as telas grandes. Aplicações responsivas são compostas de componentes responsivos, layouts e padrões que operam naturalmente em qualquer dispositivo com qualquer tamanho de tela. Aplicativos com “experiência de consumidor” não dependem de zoom ou containers para a legibilidade e navegação. Vislumbre você a facilidade do consumidor de sua API em consultar a documentação em uma segunda tela, seja ela qual for.
☆ Acessibilidade – Todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências, devem ter uma experiência agradável.
Em adição às características das aplicações acima, a solução de “experiência de consumidor” se estende além da interface de uma aplicação. A cerimônia de desempacotar, entregar o resultado, instalar, registrar, o processo de atualização, a segurança, o suporte e o ciclo de fim-de-vida são de importância vitais para se atingir o nível de “experiência de consumidor”.
Usuários corporativos merecem uma experiência magnífica – exatamente o tipo de experiência que eles estão esperando encontrar das aplicações que eles utilizam agora, no dia-a-dia fora do trabalho. A web moderna, as redes sociais e as plataformas móveis mudaram as expectativas.
Adaptado de ProgrammableWeb.