APIs (conhecidas por Application Programming Interface) estão presentes há algumas décadas. Essa tecnologia essencialmente permite softwares moverem seus dados por diversos sistemas. Um tanto prosaico, certo?
Talvez sim. Mas com o surgimento de cloud computing e mobile, APIs se tornaram estrategicamente importantes para o crescimento de negócios de sucesso, como pode ser visto em empresas como Google, Salesforce, Facebook e Amazon.
Entretanto, talvez o exemplo recente mais notável do poder desta tecnologia seja o Slack. Em apenas alguns anos, a compania transformou o espaço de colaboração e atraiu montantes substanciais de capital de risco.
“Estamos mudando para uma era de apps extensíveis e Slack provavelmente é o novo padrão para negócios de software”, diz Jack Berlin, CEO da Accusoft. “Nos primórdios da internet, aplicações podiam se manter sozinhas, mas agora é esperado não apenas que conectem e compartilhem informações, mas que estendam sua funcionalidade ao se conectar com outros apps”.
A tendência é tão importante que Jack articulou seu próprio negócio usando SDKs (software development kits) para APIs (o foco para Accusoft é principalmente aplicativos corporativos para documentos, conteúdo e soluções de imagem). “Nos anos 1980 e 1990, você tinha sorte se um projeto podia ser feito de três a seis meses”, diz. “Tudo era feito do zero, mas agora nós vemos que isso mudou conforme migramos para cloud e nos distanciamos de plataformas de desenvolvimento como .NET da Microsoft”.
Ele aponta que APIs tem se tornando cada vez mais importantes, por exemplo, em indústrias reguladas. “Elas permitem você minar a necessidade de um especialista e também te permitem atender demandas rigorosas de proteção de dados e privacidade. Em vez disso, um provedor de terceiros pode resolver essas questões e lhe poupar tempo e esforço”.
Mas e quanto à monetização? Como um provedor de APIs pode conseguir dinheiro dos consumidores? Bem, curiosamente, um modelo de negócios de sucesso é o de micro transações, que se tornou bastante lucrativo para companias como Stripe e Twilio.
Em outras palavras, não deve haver custos iniciais para maximizar a adoção. “Você incentiva usuários com um conjunto básico de funcionalidades e então oferece a possibilidade de customizar via API”, diz Jack.
Na verdade, para ter uma noção do crescimento da economia de APIs, pode-se observar a Apigee Corporation (APIC), cuja receita de produtos cresceu 51% só no último trimestre.
Mas é claro, uma API deve ser super fácil de implementar – e fornecer uma forma clara de uso. “Tudo nos remete para essa mudança de aplicações monolíticas para apps interconectados e extensíveis”, completa Jack. “A ideia agora é como forma de gratificação instantânea, mas tudo está no esforço de construir uma solução melhor e mais útil para seus consumidores ao invés de gastar meses em algo que eles não vão usar. Você precisa descobrir qual problema pode solucionar e garantir que há suficientes consumidores em potencial que querem aquele problema resolvido. E então você precisa criar um protótipo rapidamente, testar todas as hipóteses com usuários reais, falhar rápido e repetir. Você pode construir a melhor ratoeira do mundo, mas é inútil se você não encontrar pessoas o suficiente que querem matar ratos”.
Tom Taulli (@ttaulli) é fundador da OptionExercise.com
–
Traduzido de FORBES